segunda-feira, 15 de novembro de 2010

História do Sapato

Ainda não conheci uma mulher que não tenha uma quedinha por sapato. Não tô falando só de sapatos de salto alto não, tem gente que gosta de sapatilha, tem paixão por um all star ou não consegue se desgarrar de uma bota antiga...

O fato é que desde o início da humanidade os sapatos foram objeto de desejo. Sendo permitidos inicialmente somente aos mais abastados. Quem não era rico andava descalço e mesmo quem tinha calçados, não os usava dentro de casa.
A Grécia lançou moda com suas sandálias de couro com tiras que eram amarradas na perna e criando formatos diferentes para os pés direito e esquerdo. (Nossa! Devia ser uma beleza calçar 2 pés direitos kkkk)
Li que as cortesãs usavam sandálias foleadas a ouro e com as solas cravejadas com pregos dispostos de maneira a deixarem uma pegada com a palavra “siga-me”. (A propaganda é a alma do negócio!!!)

Foi na Inglaterra que uniformizaram as medidas e com a invenção da máquina de costura começaram a fazer sapatos em grande escala. Só assim as pessoas que não eram podres de rycas puderam comprar seu par.

Mas a França deu um salto nessa história, e melhor ainda, deu um salto aos sapatos! Foi o rei Luís XIV que teve a grande idéia, mas o bisneto Luiz XV levou a fama. Até hoje os saltos Luís XV estão na moda. Na época os sapatos eram enfeitados com fivelas e laçarotes e usado somente por homens. Hoje podem ser mais despojados, mas o salto está lá, dando o nome e marcando o estilo. E, cá entre nós, torturando nossos pezinhos...

Do início do século XX até hoje os sapatos mudaram, mas se reinventaram várias vezes. Aposto que agente encontra nas vitrines vários sapatos parecidos com estes aí em baixo.

Na década de 10 ainda se usavam botinhas de cano médio de tecido ou couro (era pra esconder o tornozelo). Já na déc. de 20 os vestidos encurtaram e os sapatos mais abertos caíram no gosto das mulheres.
Com a depressão e tudo mais os estilistas tiveram de se virar e encontrar outros materiais, como a cortiça (confesso que não sou fã) e estas sandalinhas fizeram a cabeça da mulherada nas décadas de 30 e 40.


Com os homens todos na guerra as mulheres foram pro mercado de trabalho e assim surgiram os mocassins e os saltos ficaram mais baixos durante a déc. de 40. Já a déc. de 50 foi a do luxo e da elegância com o cinema como papel de fonte inspiradora da moda.

As botas e as plataformas fizeram sucesso na década de 60. Na década seguinte a imaginação fluia livre resultando numa fase muito criativa. Eu queria tanto que voltasse essa moda, não vivi esta época e não tive oportunidade de usar!

Na década de 80 saem da cena fashion os docemente passivos hippies e ganham as ruas a agressividade, a rebeldia e a individualidade do rock e do punk. Década de 90 - não sei se é porque esses eu lembro de usar, mas são os que eu acho mais feios... rsssss


Os modelos mais usados nessa primeira década do século XXI vou deixar para o post sobre o dia de meninas qua acabamos de realizar, pois o tema foi sapatos.

E o futuro, o que nos reserva? Qual será a moda das próximas décadas?

 E você o que acha? Usaria algum desses sapatos?

That's it!

Nenhum comentário:

Postar um comentário