terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mulheres no Poder

Meninas,

O período eleitoral finalmente acabou e como eu havia comentado, não poderia me furtar de escrever um post sobre mulheres no poder. Nós mulheres estamos cada vez mais ocupando o espaço que nos é de direito (lembrando que só tem pouco mais de 70 anos que votamos no Brasil).

Estamos dizendo que sexo frágil é uma denominação caduca e que nunca nos pertenceu. Cada vez mais temos tomado decisões com bastante competência e força. E sim, ainda sofremos muitos preconceitos, mas estamos lutando e quebrando estes tabus, né?

O Brasil e mais 16 países possuem ou elegeram mulheres aos postos de chefes de Estado. Algumas fotos de poderosas e soberanas pelo mundo:



1- Pratibha Patil - Presidenta da Índia
2- Angela Merkel- Chanceler da Alemanha
3- Julia Gillard-Pimeira Premiê da Austrália
4- Tarja Halonen (ou Robert Williams no filme uma babá quase perfeita)- Presidente da Finlândia
5- Cristina Kirchner - Presidente da Argentina
6- Michelle Bachalet- Presidente do Chile
7- Ellen Johnson Sirleaf - Presidente da Libéria

Gente, mulheres poderosas quebram paradigmas, e isso me inspira muito...

Aqui estão a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, tomando cerveja, à esquerda; e Julia Gillard, primeira premiê da Australia,jogando sinuca, à direita.
É claro, a vaidade é ainda um tabu. Temos recorrentemente de mostrar nossa competência para que possamos receber tratamento igualitário, e mesmo assim, ainda somos julgadas pela cor dos nossos cabelos ou o uso de roupas mais ajustadas ao corpo, etc... Detalhe, a maioria dos julgamentos são feitos por nós mesmas, temos de rever isso, não?!
Concordo, imagem é tudo. É a primeira impressão do que somos. E não alheia a isso, nossa nova presidente investiu bastante na melhoria de sua imagem.

Os responsáveis pela nova imagem de Dilma:
Há de se convir que com o auxílio de duas referências de moda e beleza e muitos trocados no bolso, todas nós ficaríamos Phynas, né?!Confira a entrevista do Celso Kamura sobre a transformação da Dilma na Revista Rolling Stones

Mulheres no Parlamento Brasileiro
Separei aqui também duas referências de beleza no parlamento brasileiro
Manoela D'ávila - Deputada pelo Rio Grande do Sul, eleita a mais bela deputada da Câmara dos Deputados. Ah sim, também a mais competente pelos eleitores, conforme premiação do site Congresso em Foco.

Patrícia de Sabóia - Senadora pelo Ceará (ex-mulher do Ciro Gomes), para mim, a mais elegante. Gosto muito dos seus pronunciamentos em plenário.
Meninas, é isso aí. Vamos ocupar nossos espaços e fazer valer nosso poder feminino, e claro, sempre de salto alto!
Felicidades à todas!
Liberdade, sem perder a vaidade!
Giu Franco

Um comentário: